terça-feira, 13 de julho de 2010

Omertà

Omertà é uma palavra de etimologia Italiana, que significa "conspiração". "Omertà" originou-se da palavra umiltà (Humildade em Italiano). Suas origens ainda são incertas. A pronúncia similar pode ter transformado a palavra umiltà em Omertà.

Definição

No geral, é um consenso, que implica nunca colaborar com as autoridades (polícia). Muito comum no sul da Itália em que a Máfia, 'Ndrangheta e Camorra é poderosa. Pode ser entendido como um "voto de silêncio" entre mafiosos. Caso esse juramento seja violado, a punição, na maioria das vezes, é a morte.

O principal motivo pelo qual a Omertà é tão importante no "submundo" da máfia italiana, é devido a crença de que o governo e as autoridades em geral não estão preocupadas em relação ao povo.

Assim sendo é considerado um desrespeito a atitude de se procurar uma autoridade no caso de algum problema.

A Cosa Nostra tem como um de seus princípios a ajuda a pessoas com problemas, como dinheiro para pagamento de pequenas dívidas, remédios e problemas corriqueiros do dia a dia.Em troca a pessoa adquire uma dívida moral, um sentimento de gratidão que poderá ser cobrado no futuro.

O sentimento principal em relação a Omertà é esse: se o governo não o ajuda seus pequenos problemas, por que você os procuraria para qualquer outro.

Na Itália esse sentimento chega a um ponto que pode ilustrar melhor o significado de Omertà:

  • Se um ladrão rouba sua casa você não vai a polícia, você procura as pessoas que sempre estiveram dispostas a lhe ajudar que elas resolverão o seu problema.
  • Se você vê o rosto do assassino da sua família, você não conta a polícia, você se vinga ou procura quem faça por você.

Esse tipo de atitude mostra que o significado da Omertà não está relacionado somente com o crime organizado e o voto de silêncio dentro das famílias mafiosas, mas sim a um modo de vida e uma forma de conduta pelo qual todos os aspectos da vida devem se basear.